Viajar com um cão no carro: Normas e Recomendações

Normas-e-Recomendacoes-para-viajar-com-um-cao-no-carro

Os dias estão cada vez maiores e solarengos. Para aproveitar estes dias e sair da rotina, podemos optar por sair de carro e fazer um roteiro, explorar e conhecer novos locais. Para muitos, o seu animal de estimação é um companheiro e tem de viajar com ele para todo o lado! Mas para isso, sabia que tem de respeitar algumas normas? 

 

viajar-carro-cao-normas-recomendacoes


 

A lei de trânsito diz que o condutor deve ter uma atenção permanente na estrada, um correto campo de visão e liberdade de movimentos. Desta forma, o resto dos passageiros, animais e objetos devem estar nos seus lugares de modo adequado para que não haja nenhuma interferência entre o condutor e eles.  


Posto isto, o seu cão não deve ter acesso à zona do condutor nem interferir com o seu campo de visão, nem com os seus movimentos e para isso deve ir corretamente fixado, através do seu peitoral e do cinto de segurança, com a caixa de transporte ou com uma rede de separação. 


Fatores a ter em conta antes de viajar com um cão no carro 
 

Documentação

A primeira coisa que tem de fazer antes de viajar com um cão é ter a certeza que leva toda a sua documentação, as vacinas e a desparasitação em dia. Além do mais, é recomendável que se informe se no local de destino é necessária alguma medida de prevenção adicional, não obrigatória na zona onde vive habitualmente, como uma vacina especial da zona.  
Viagens curtas 
Antes de fazer uma viagem grande de carro, como método de treino prévio, habitue o seu animal de estimação a andar de automóvel, pouco a pouco. Pode começar com trajetos curtos para que no momento de ir de férias, esta não seja uma experiência totalmente nova. 
 

Cães grandes

Se dispõe de um espaço amplo na mala do carro, pode levá-lo aí, retirando a bandeja e colocando sempre um separador para que ele não vá para o interior do carro. Desta forma, a sua viagem será mais cómoda, uma vez que vai respirar melhor e o separador vai oferecer-lhe a segurança necessária para realizar o trajeto.

 

cao-carro

 

Cães pequenos

Os cães pequenos podem viajar na caixa de transporte no seu lugar dentro do carro, sempre presos com um sistema de fixação para evitar que este se desloque nas curvas ou travagens. Deste modo, os cães pequenos também podem viajar no assento do carro fixando o seu peitoral ao cinto de segurança com um adaptador. 


Cuidados a ter durante a viagem

Além destas recomendações, é necessário ter algumas coisas em conta quando viajar com o seu cão de carro.  


Lembre-se de parar a cada hora e meia

Durante o trajeto, é recomendável realizar paragens frequentes a cada hora e meia, para que o seu animal de estimação possa fazer as suas necessidades.  Além do mais, para evitar os golpes de calor e a desidratação, também há que aproveitar estas paragens para lhes dar água limpa e fresca. Se a viagem não for muito longa é melhor evitar dar-lhe de comer durante o trajeto, para prevenir os enjoos. Inclusive uma vez chegados ao destino é recomendável esperar no mínimo meia hora antes de lhe dar de comer.   

 

Normas-Recomendações-viajar-de-carro


Sombra e ventilação

Ao levar o seu cão também é importante que possa ter uma zona com sombra e boa ventilação.  
Não deixe que coloque a cabeça fora da janela! Pode parecer divertido, mas é bastante perigoso, uma vez que outro carro ou outro objeto poderão magoá-lo. Além do mais, pode ser uma distração para outros condutores.
 


Saiba mais sobre a Glassdrive