Poupar está nas mãos do condutor e só depende da decisão certa em cada trajeto.  

7-dicas-para-aumentar-eficiencia-do-automovel

Vemos que atualmente o preço da gasolina e da eletricidade aumentam frequentemente, e torna-se cada vez mais importante saber como poupar. Com uma condução eficiente, é possível – e em muitos casos, muito fácil – poupar dinheiro enquanto conduz. 

Conduzir o seu carro de forma mais eficiente denomina-se de eco-condução, e aplica-se a veículos a gasolina, gasóleo, híbridos e 100% elétricos. 

Por isso hoje vamos dar-lhe sete dicas simples, que ao implementá-las poderão ajudá-lo a aumentar a eficiência energética do seu carro e ao mesmo tempo poupar dinheiro e proteger o planeta. 

 

1. Evite sobrecarregar o seu carro 

Carros mais leves gastam menos energia (combustível e/ou bateria). Acelerar num carro mais leve requer menos energia e combustível do que acelerar num carro pesado. 

Por cada 50 kg de peso adicional, o consumo de combustível pode aumentar entre 1% e 3%. 

Use um dos princípios da eco-condução: alivie o peso do carro, removendo toda a bagagem desnecessária (caixas na bagageira, suporte de bicicletas ou mala de tejadilho e qualquer outra coisa que aumente o peso). 

 

2. Planeie a viagem 

O planeamento é fundamental para poupar energia enquanto conduz, e esse deve começar ainda antes de se sentar ao volante do seu automóvel. 

Se pensarmos nas nossas rotinas e nas nossas deslocações, repetimos sempre os mesmos percursos. Por isso, comece por perceber onde e a que horas há mais trânsito. Se puder, evite conduzir nesses locais e durante esses períodos. 

Nas viagens longas, planeie o seu percurso com o maior detalhe possível, porque perder-se significa gastar mais combustível. Sabia que nas viagens curtas poupar energia pode ser mais difícil? Na verdade, esses trajetos podem ter até 50% de impacto no consumo de combustível. 

 

3. Não deixe o carro au ralenti 

Quando deixamos o carro au ralenti (parado, mas com o motor ligado), temos de ter noção que esta não é uma forma de condução eficiente. Nessa situação gasta-se aproximadamente 1 litro de combustível por hora (cerca de 0,7 l/h num veículo a gasóleo).

Os especialistas aconselham a que os condutores desliguem o motor se acharem que vão ficar parados por mais de dois minutos. Se o seu carro tiver um sistema “stop-start” para economizar combustível, certifique-se de que está ativo. 

 

4. Verifique regularmente os pneus 

A pressão dos pneus, quer esteja com demasiada ou insuficiente, é um fator que força o motor do carro a trabalhar mais. Ou seja, gastam mais combustível ou eletricidade!

Deve verificar regularmente a pressão de todos os pneus e certifique-se de que a pressão indicada corresponde à recomendação do fabricante. 

 

verificar-regularmente-pneus

 

 

5. Reduza a velocidade 

Conduzir com muita velocidade consome mais combustível do que conduzir a um ritmo constante. O IMT adverte que um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível. 

Por isso, diminuir a velocidade permite poupar energia de forma substancial. Nos carros a combustível, conduzir na autoestrada a 110 km/h em vez de a 130 km/h pode poupar até 24% de combustível, conforme indica na plataforma online Mile21 da Deco Proteste. Num veículo elétrico, 95 km/h é a velocidade ideal e conduzir a 130 km/h pode diminuir a autonomia da bateria até 25%. 

 

6. Limite o uso do ar condicionado/aquecimento 

O ar condicionado é uma fonte de enorme conforto. Contudo, força um motor a combustão a trabalhar mais, queimando mais combustível durante o processo. 

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) indica que o ar condicionado "pode consumir até meio litro de combustível por hora e, no início de cada viagem, pode representar um aumento de consumo de cerca de 10%". 

Nos carros elétricos, o uso do ar condicionado para combater o calor ou o frio gastam a bateria. Segundo uma investigação da Associação Automóvel dos Estados Unidos (AAA), com frio, pode perder uma média de 41% de autonomia. Com o calor, a autonomia diminui para 17%. Se quiser poupar energia, tenha atenção à forma como usa este equipamento. 

Se está calor, experimente abrir a janela antes de começar a refrigerar o carro. E se o seu carro tem um botão ECO/ECON, ative-o e ele irá automaticamente mudar para uma opção energeticamente mais eficiente. 

 

7. Pratique a condução eficiente 

Sabia que as travagens repentinas e constantes mudanças de velocidade gastam mais combustível ou bateria do que desacelerar ou acelerar gradualmente? Deve estar sempre atento ao tráfego, e tente começar a desacelerar com maior antecedência. 

O sistema de travagem regenerativa, presente nos veículos elétricos, refere-se à regulação da velocidade através do controlo cuidadoso do pedal do acelerador, em vez da utilização do travão. Isto permite converter a maior parte da energia cinética da travagem em energia que pode ser armazenada na bateria, por isso, trave e acelere suavemente. Uma condução eficiente pode aumentar a autonomia de um veículo elétrico em 15-20%.

pegada ecológica das embalagens dos produtos. 


Saiba mais sobre a Glassdrive